quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Saúde à Venda




Nos países em vias de desenvolvimento existem dificuldades para aceder aos medicamentos essenciais. Todos os anos, só no hemisfério sul, morrem quinze milhões de pessoas devido a doenças que seriam facilmente curáveis. Isto representa o arrepiante número de 40.000 perdas diárias. Este documentário faz uma longa viagem pelos meandros da indústria farmacêutica, sob as perspectivas económica, política, médica e social. O mercado farmacêutico mundial está dominado pelo chamado Big-Pharma, um conglomerado com cerca de 10 empresas farmacêuticas com sede nos Estados Unidos ou na Europa. Graças aos Acordos ADPIC, criados, em 1995, pela Organização Mundial do Comércio, os medicamentos são tratados como qualquer outra mercadoria e as empresas farmacêuticas que possuem a maioria das patentes mundiais podem agir como autênticos monopólios.

2 comentários:

  1. E porque e que esses paises em vias de desenvolvimento nao investem na industria farmaceutica se tem assim tantos problemas com ela?

    Se em vez de andarem em guerras e a olharem por si, tivessem cuidado com os seus cidadaos, isso nao acontecia.

    Nao tenho pena nenhuma de paises com governantes corruptos...

    ResponderEliminar
  2. Porque os governantes têm outras preocupações como encher a algibeira, eu também não tenho pena dos países, tenho é pena das populações que não têm como se defender dessa cambada de filhos da puta

    ResponderEliminar